Bom, galera, já estava mais que na hora de eu falar sobre o IMPROVÁVEL (que não é Improváveis!) aqui! Afinal, os caras foram um fenômeno nos últimos 2 anos, e vêm se mantendo até então.
Daniel Nascimento, Elídio Sanna e Anderson Bizzocchi, a Companhia Barbixas de Humor, são os criadores do Improvável e, sem querer querendo, acabaram sendo os grandes impulsionadores da improvisação teatral no Brasil. Influenciados pelo excelente programa gringo Whose Line Is It Anyway?, os Barbixas criaram seu próprio espetáculo de improvisação. Sem grandes pretensões, decidiram gravar vídeos da primeira temporada do espetáculo, em 2008, para divulgação. Hoje, seus vídeos têm mais de 120 milhões de acessos no Youtube, número que já permite afirmar que os atores já fizeram história. História que, aliás, não só atingiu todos os veículos que permitem o gênero – teatro, internet e TV – como também reviveu o teatro nos hábitos de muitos jovens brasileiros.
Na primeira temporada do Improvável, o MC (Mestre de Cerimônias), ou seja, aquele que comandava a trupe em seus jogos, era, na maioria dos espetáculos, Rafinha Bastos. Em 2009, esse papel se alternou bastante, sendo exercido principalmente por Márcio Ballas, Bruno Motta e pelo próprio Daniel Nascimento, entre outros.
Os convidados são um caso à parte. São dois deles por espetáculo, e já passaram pelo Improvável os integrantes do CQC Rafinha Bastos, Oscar Filho e Marco Luque, os atores da peça Jogando no Quintal (também improvisada) Márcio Ballas e Marco Gonçalves e, pra enriquecer os espetáculos com um toque feminino, a humorista Marcela Leal e as integrantes do grupo As Olívias, Cristiane Wersom e Marianna Armellini. Muitos outros também estiveram presentes, e eu teria que gastar muitas linhas aqui citando todos. Jogos como o Troca, o Transforma, o Só Perguntas e o Cenas Improváveis se tornaram clássicos.
O sucesso foi suficiente pra garantir aos Barbixas em 2009 um contrato com a MTV, no programa Quinta Categoria, na companhia de Marcos Mion, excelente apresentador e péssimo improvisador.
Mas, em 2010, chegaram as férias do CQC, da TV Bandeirantes e, com elas, a necessidade de algo para cultivar sua fiel audiência. Qual não foi minha felicidade quando me deparei com o programa É Tudo Improviso, que reunia os Barbixas e seus convidados do Jogando no Quintal e d’As Olívias no mesmo programa de TV, com o mesmo formato do Improvável. Nesta segunda, com a muito bem-vinda volta do CQC, muitos fãs desse pessoal ficarão órfãos do novo programa, eu totalmente incluído. Aguardemos que a Band bata o martelo e inicie logo os preparativos para que os Barbixas e seus companheiros tornem-se membros da grade fixa da emissora.
Apesar da expectativa, é bom deixar claro que nada substitui o Improvável no teatro, que já estou sentindo falta de ir assistir (ano passado, pude prestigiá-lo em Belo Horizonte, com Bruno Motta e Márcio Ballas, e em uma incrível performance com Marcela Leal e Cristiane Wersom em Indaiatuba). Dia 8 de abril de 2010 começa a terceira temporada do espetáculo, no teatro TUCA, em Sampa. Por isso, separei os vídeos mais interessantes que encontrei, sempre com convidados, para que vocês possam conferir e, quem sabe, ficar com vontade de ir ao teatro também. Vale muito a pena! (mais vídeos em www.improvavel.com.br )
Anderson Bizzocchi e Marco Gonçalves – Frases (1ª Temporada. MC: Márcio Ballas)
Muito bom, a performance do Marco é ímpar nesse vídeo.
Elídio Sanna, Márcio Ballas e Rafinha Bastos – Abecedário (1ª Temporada. MC: Daniel Nascimento)
O melhor jogo do abecedário ever! Confiram!
Anderson Bizzocchi, Cristiane Wersom, Daniel Nascimento e Elídio Sanna – Só Perguntas (1ª Temporada. MC: Rafinha Bastos)
Cris detona nesse jogo, em que eles só podem fazer perguntas na feira.
Marianna Armellini, Elídio Sanna e Anderson Bizzocchi – Conto de Fadas Improvável (2ª Temporada. MC: Márcio Ballas).
Rimando, os 3 encenam o conto “A menina que tinha medo do sol.” E é uma biografia de alguém muito famosa!
Anderson Bizzocchi e Cristiane Wersom – 5 contra 2 (2ª Temporada. MC: Márcio Ballas)
O mais recente video publicado, em que Andy e Cris têm que representar 5 personagens na mesma sequência. Os 2 estão hilários!
onde estao as legendas em inglês?
ResponderExcluirOpa, valeu, Marcus! É verdade, elas não existem nesse vídeo, não sei se foi erro meu ou se tiraram mesmo. Lembro-me que só postei essa versão com legendas porque, na época, não encontrei a que não tinha.
ResponderExcluirVou tirar a observação, já que o foco dos vídeos não são as legendas. Valeu! =)