quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Mudança!

O processo de mudança de SP está acontecendo. E nele, me vi obrigado a olhar tudo o que tenho em casa, pra ver o que será levado no carro e o que será, com muita dor no coração, jogado fora.

Deparei-me com diversas coisas incríveis, foi uma verdadeira jornada através do tempo. O triste foi ter que jogar muita coisa fora. A quem esteve comigo durante esses anos de FEQ, digo que ler isto será realmente uma viagem no tempo.
Reli meu primeiro pré-relatório de Química Geral, em que descrevi em umas 15 linhas o funcionamento de uma bureta.; contemplei meu cartaz do Congresso Interno de Iniciação Científica da UNICAMP; joguei fora diversos módulos do prof. Nunhez, já que eu não encontrei todo o conteúdo dado; me desfiz do roteiro sobre pontes de Wheatstone de Lab 3 de física, sem falar no relatório sobre o processo Solvay, de Química Inorgânica, além dos experimentos de Reologia (sim, eu ainda lembro que Reynolds são as forças inerciais sobre as forças viscosas, Meuris!) e Camada-limite (que pra mim ainda é uma coisa que não existe!). Aliás, os relatórios são uma atração à parte: encontrei anotações do William, meu primeiro parceiro de laboratório, em Química Geral; várias xerox de relatórios (originalmente coloridíssimos, por sinal! =D) feitos pela Lilian, em Química Inorgânica (inclusive o do processo Solvay!), e outras feitas por mim, nessa segunda parceria; reli anotações de Química Analítica sorrindo, lembrando-me de como eu, Guaçu e Bárbara calibrávamos as pipetes, assistidos pela Anne Heléne Fostier, antes da titulaçon, e ainda encontrei, estupefato, alguns relatórios do único lab que nos permitiu utilizar o computador para escrever, o de Química Orgânica, em que eu e a Sil quase sempre destruíamos alguma coisa =D. Encontrei os convites da final estadual do Desafio SEBRAE, em que a equipe 5 de Paus (eu, Guaçu, Rodrigo, Fernando e Cadu) detonou e ficou em 7º lugar em SP. Largados no meio de várias caixas estavam os nomes das duplas inscritas pro segundo (ou terceiro, nem sei) TRUCAFEQ, e entre elas a dupla Luís e Luiz, sucesso total, já que os adversários não conseguiam saber quem era o Luís e quem era o Luiz – aliás, e o sucesso das finalistas Bárbara e Camila no TRUCAFEQ 2 hein? Acho que fui juiz de todos os jogos delas! Pelo menos tentei ser... Achei (e não tive coragem de jogar fora!) o caderno Lab de Física I da nossa querida Izabela Pablos, e lembrei-me que ela já tinha ido embora de férias e pediu pra eu pegar pra ela, mas nunca mais nos lembramos dele depois. Também ri ao folhear o meu e lembrar-me da cara da Lucy quando eu simplesmente tracei retas aleatoriamente em qualquer lugar imediatamente antes da entrega ao professor, porque não tínhamos conseguido fazer o gráfico log-log, e tiramos 8 no relatório! E o legal foi ter achado um monte de folhas avulsas de exercícios de várias matérias, com meu nome e o da Soares, minha irmãzinha do coração, sem jamais ter conseguido lembrar de quando eu fiz dupla com ela.

Entrando nessa questão, houve algumas coisas de que jamais teria coragem de me desfazer, a começar pelo meu catálogo da UNICAMP, que no primeiro ano eu consultava sempre pra olhar (e me assustar com) as futuras matérias e pré-requisitos. Uma coisa que quase me matou de nostalgia foi rever os exemplares que sobraram das 2 primeiras edições do CAFEQ NO BULE, que eu mesmo fiz juntamente com a Jake e todos nós distribuímos nos corredores da FEQ, e falavam sobre a nova chapa, as conturbadas eleições, as primeiras atitudes quando entramos em ação (para o pessoal de hoje deve ser inconcebível ler coisas como “Finalmente conseguimos um ventilador!” ou “A grade está pronta e a televisão será colocada, e assinaremos a Sky o mais rapidamente possível, já que a copa do mundo vem aí! E ninguém quer reflexos na TV, por isso estamos cuidando de providenciar persianas!”), além de uma explicação sobre a Assembléia de Avaliação de Curso. Não tenho como jogar isso no lixo!!! Nem isso e nem o meu TCC, que no final ficou parecendo um filho! Coitada da Ângela, essa sofreu pra me orientar! =D E ainda estão com as correções do Boq... digo, Everson, e da Libél... digo, Sônia, ambos professores com os quais eu simpatizava bastante (aliás o Depto de Biocoisas da FEQ pra mim realmente é mto legal!). E imaginem a graça de me deparar com o caderno de meio-ambiente do Engenheiro Bufo! “Vocês já ouviram falar no... México???” “Vocês conhecem... chaminé???” são algumas das muitas pérolas que vieram à minha mente. E, se tem algo que eu não posso jogar fora, são as tabelas de conversão de unidades do Zé Vicente. Eram tão usadas na faculdade que tenho medo de jogar fora e me arrepender! Hehehehe.

Ixe teve tanta coisa! O crachá do congresso de Curitiba (Guaçu, Sil, Jake, Will, Re, Ale, Jão, Chicória, e Maryellen, digo Lari =D, é nóis, em nossas altas idas ao shopping =D =D =D!!! E o busão é uma droga.......), uma reportagem q imprimi sobre a vitória da equipe Consciência (?) na gincana do PJS na FEQ (obrigado por esses momentos, Pri e Bia!!!), os frasquinhos do vinho do Porto que ganhei pouco tempo depois de não poder mais beber (e estou guardando pro dia q acabar o remédio, viu Rose? =D)... sem falar nos inúmeros cartõezinhos de aniversário, fim de ano, amigo secreto (abri uma caixa e tinha uma pulga pulando!!!)...

...enfim, acabou! Acabou, mas tudo isso ficou!!! E só pq muitas dessas coisas
estão sendo jogadas fora, não é motivo pra alardear, porque o que ficou não ficou apenas em todas essas lembranças físicas, mas no meu coração e minha mente, no que elas representam pra mim!

Obrigado a todos vocês, q fizeram parte de tudo isso q eu descrevi! E, se por algum acaso alguém estiver triste por não ter seu nome neste texto, não se preocupe: só porque não encontrei nenhum objeto físico q arremete a você, de forma alguma deixamos de estar conectados durante toda a faculdade, e eternamente, fora dela. E acredito que você saiba disso!

Eu sei! ;-D

4 comentários:

  1. Claro que eu tinha que comentar! =D
    Primeiro, adorei a ideia [sem acento!] do blog! Essa modinha eu sou totalmente a favor...heheheh
    E eu entendo bem isso que vc tá passando Luiz. Esse momento de rever 5 anos incríveis de faculdade, separar o que compensa guardar daquilo que é melhor jogar fora. Várias lembranças, de várias pessoas, em várias situações. Vc ainda adiou em um ano esse momento, mas num tem muito como evitar, né Luiz?
    Acho que essa etapa de lembranças é o começo para preparar para a nova fase que vamos vivenciar.
    Eu sou muito saudosista, então nem preciso falar o quanto esse tópico mexeu comigo tbm =)

    Beijos Luiz!

    ResponderExcluir
  2. Ê ganhei um comentário! hehehehe.

    Brigado Re, pela força! O legal de estar passando por isso só agora é q parece q tem bem mais gente q me entende! hehehe. Dps q terminei de arrumar toda a bagunça, senti uma necessidade mortal de escrever sobre isso! E o resultado foi mais longe q o normal! hehehe. Sempre q eu postar algo aqui, atualizo lá no orkut tb!

    Bjos!

    ResponderExcluir
  3. ah Luiz, q lindo!!!!! nossa, deu muita saudade de tudo.... da vontade de fazer facul de novo!!!!

    queria tar junto de vc qdo vc achou essas coisas, deve ter sido muito divertido!!!!

    to com saudade de vc!!!! aparece na net p gente conversa....
    bjos

    ResponderExcluir
  4. Luizzzz! Que lindo, ainda nao tinha entrado aqui. Confesso que qdo entrei e vi o post dessa semana, video game, nao fiquei mt contente com o blog e comecei a descer a barra de rolagem pra ver se encontrava algo mais interessante, haha. Você é um verdadeiro escritor amigo! É simplesmente, natural.
    E qdo fizemos dupla? hehe, tbm nao me lembro, mas sei que fizemos.
    Um beijo enorme meu irmão!

    ResponderExcluir