segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Game da Semana

Inaugurando as seções fixas deste blog, segunda-feira é dia do Game da Semana. E eu não poderia iniciar a seção com outro game além de New Super Mario Bros Wii. Espero que gostem!


NEW SUPER MARIO BROS WII



Porque o retrô voltou à moda!




Alguém se lembra de Super Mario Bros? E Super Mario Bros 3? E Super Mario World? Bom, se você nunca ouviu falar de nenhum dos três nomes específicos, acho que não vai querer ler este post. Mas, se ouviu, não só ele, como também o game em questão, é obrigatório pra você!

Pra variar um pouco, a princesa Peach está com problemas: ela foi seqüestrada (oooooohhh!!!) pelo rei Koopa, o terrível Bowser. Aí todos nós pensamos: “Só o Mario pode salvá-la mais uma vez das mãos desse vilão!”, certo?

Errado!!! Mario vem acompanhado do seu irmão caçula, Luigi! “Ah, eu quero é novidade!”. Então ta! Além deles, desta vez dois Toads, o Toad Azul e o Toad Amarelo, também resolveram bancar os heróis! “Ah tá! Mais alguma coisa?” Sim!!! Todos estarão lá ao mesmo tempo! Pulando sobre plataformas, pegando moedas, destruindo Goombas e Koopas, e também pulando uns na cabeça dos outros, estarão quatro personagens, ou seja, quatro jogadores, que não mais agem em turnos como nos demais jogos do Mario, mas sim simultaneamente! “Nossa, que confusão!!!” É, é bem isso!

New Super Mario Bros Wii está longe de ser mais um Mario. É o primeiro Mario multiplayer da história dos games! E só isso já é suficiente pra chamar a atenção de todos, gamers ou não. A graça deste game está realmente no modo multiplayer, que fará com que 4 amigos se sentem na sala pensando “Vamos salvar a princesa, unidos!” e terminará com eles pensando “Seu filho da )#@*%)#@*, me jogou no buraco!!!”. É, talvez você queira analisar a solidez de suas amizades antes de convidar alguém a jogar este game =D.




O fato é que todos vão curtir muito: seu amigo nerd, sua irmã patricinha, seu cunhado distante, a namorada do primo do seu vizinho, todos que estejam no ambiente acabam contagiados pela magia de Mario e sua turma. E é aí que mora a graça, e o perigo. Afinal, no início são todos amiguinhos, passando pelas fáceis primeiras fases. Mas logo percebe-se que 4 personagens tentando escapar de inimigos, buracos, Bullet Bills e bolas de fogo em um espaço limitado como em qualquer outro Mario não é lá tão fácil. Na hora de saltar sobre um abismo, por exemplo, sempre acaba sobrando pra um dos 4 levar uma pisada na cabeça e cair direto para a morte. Por isso, seja esperto, jogue aquele pentelho do seu sobrinho na lava antes que ele jogue você primeiro, e assista à guerra que está prestes a iniciar quando isso acontecer. Quase dá pra escutar Shigeru Miyamoto (o criador do bigodudo) sugerindo: “Salvar a Peach? Bobagem! O melhor é transformar as fases de Mario em arenas de Super Smash Bros!” Pois é isso que elas vão parecer após o primeiro movimento em falso de um dos 4 jogadores. Mas, se, milagrosamente, a paz reinar durante todo o jogo, ainda há os modos extras de competição, por pontos ou por moedas, para garantir que o circo vai pegar fogo!



O single-player, além de mais desafiador (pegar os itens localizados em regiões altas sem ninguém para saltar sobre sua cabeça é bem mais difícil!), ganhou um bônus: às vezes, quando você se deparar com um bloco de interrogação e ficar todo feliz com o Power-Up que está vindo, se surpreenderá com um tradicional Toad que sairá dele (axôôôôô!!!). O folgado ainda precisa que você o carregue até o final da fase, o que trás um desafio extra muito interessante e bem-vindo para o single-player. Mas tudo isso não chega nem perto de suprir a falta dos seus amiguinhos jogando com você!



Em um momento mais pessoal da análise, destaco os vários tipos de jogadores com os quais me aventurei nesse jogo: tem aquele que tenta organizar o grupo com comandos de voz e fazer com que o impossível aconteça (claro que ele nunca acontece!) e todos cheguem intactos ao final (esse seria o Will), ou aquela que se revolta geral e ameaça desistir de jogar cada vez que alguém a joga no buraco ou pega todos os Power-Ups e não deixa nada pra ela, né Re? =D. Tem umas que entram em pânico, principalmente quando vêem que vão cair num buraco e soltam seus mega-power-agudos ensurdecedores (essa não vou falar quem é porque é fácil deduzir =D). Tem os mais humildes, que pedem mil desculpas quando morrem ou fazem qualquer coisa errada, os Stans da vida =D. E, claro, tem os seus afilhados pirralhos que, como são muito pequenos pra jogar bem o jogo, percebem que é muito mais divertido pegar os companheiros e arremessar na lava (e é claro que você entra no jogo deles e se diverte pra caramba! Hehehe). E eu? Bem, eu sou aquele que, quando percebe que vai morrer, taca a culpa no besta que estiver mais próximo! Huahuahuauhahauhaa.

New Super Mario Bros Wii é, sem dúvidas, o game de 2009, e por isso mereceu inaugurar este espaço. É um jogo que cativa a todas as idades, nacionalidades, etnias e credos. Ok, nem tanto, mas convença seus amigos a pegar o controle, e eles não soltam jamais!

Abaixo, um vídeo demonstrando o poder dos Yoshis neste game. Muito legal!






ENREDO – 10
A inútil da princesa é seqüestrada pelos Koopalings (filhos do Bowser - inovador né? Seria, se eles não existissem desde Mario 3 =D) e Mario, Luigi e os Toads (olha que inovação! =D) precisam resgatá-la. Quer saber? Não precisamos de outro enredo pra Mario! Nunca vamos precisar!

GRÁFICOS – 10
É emocionante para qualquer fã do Super Mario Bros do Nintendinho ver a transformação pela qual passou Mario. Mas isso não é o bastante. Os cenários estão muito bonitos, os inimigos muito bem desenhados. Enfim, perfeito!

SOM – 10
Todas as músicas que já conhecemos somadas a algumas mais (que nem marcam como as antigas). As vozes e grunhidos estão muito bem feitos e bem encaixados no game. Os efeitos são ótimos!

JOGABILIDADE – 10
Não poderia ser melhor. É o básico de sempre, com algumas incrementações do sensor de movimentos do Wii. Todas as respostas são rápidas e o game flui muito bem. Os comandos que exigem que se balance o controle vieram a calhar e permitiram novidades muito bem-vindas à jogabilidade.

DESAFIO – 10
O jogo não é difícil suficiente pra desestimular os iniciantes, mas está longe de ser fácil suficiente pra ser desprezado pelos veteranos. Equilibrado, atendendo tanto aos fãs antigos quanto à proposta da Nintendo de agregar novos gamers a seu console.

DIVERSÃO
- SINGLE PLAYER – 8
- MULTIPLAYER – 10
- REPLAY – 10
É o bom e velho Mario. O desafio de carregar os Toads é um bom acréscimo para a ausência de amigos jogando juntos. O problema é que, depois que você reúne os amigos pra jogar... dificilmente vai querer ir sozinho de novo. É onde mora a diversão. O jogo foi feito pensando nisso, e sem dúvidas o fizeram com muito sucesso! Junte amigos e jogue alguns mundos. Apareceram outros amigos? Jogue de novo com eles! É outra diversão, outros estilos de jogo, outro comportamento. Não tem mais amigos? Chame a sua Vóvo Balbina, ela vai querer jogar com você também, e você vai se divertir! É fato: você nunca mais vai querer jogar sozinho de novo!

NOTA FINAL – 98
New Super Mario Bros Wii é um game que empolga, envolve e junta a galera (só pra causar muitas desavenças depois). Além de ser obrigatório pra jogadores ativos, é um ótimo jogo pra chamar aqueles que não curtem muito jogar. E, sem dúvidas, irresistível para aqueles que jogaram nas gerações anteriores, mas pararam nelas. Se New Super Mario Bros Wii não os fizer quererem voltar a jogar, nenhum game os fará.

2 comentários:

  1. Antes de mais nada tenho que me defender porque não fico pedindo mil desculpas, apenas algumas centenas =D.
    Não tinha jogo melhor do que New Super Mario Bros Wii pra inaugurar essa seção. Impossível não se divertir do começo ao fim jogando com mais de 1 pessoa. E confesso que os melhores momentos são quando você, sem querer, acaba matando seu amigo, fazendo ele perder um cogumelo ou, como na figura acima, tacando diretamente na planta. O jogo em si não é difícil. Mas o que importa mesmo é a diversão que ele irá proporcionar todas as vezes em que conseguir reunir uma galera pra jogar.
    Queria te parabenizar pelo post. Sinceramente, eu poderia muito bem lê-lo numa Ngamer da vida, fácil fácil. Na NintendoWorld então, nem se fala, eles sairiam ganhando com uma análise dessa.

    ResponderExcluir
  2. ah Luiz, vc eskeceu de comentar as pessoas q sao mega descoordenadas e só ficam assitindo e dando palpite!!!!

    ResponderExcluir