sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Especial - Oscar



A seção de quinta, o Filme da Semana, vai ter uma bela folga em função da festa do Oscar, que já já chega aí. Com meu grande interesse por cinema e, conseqüentemente, pelo Oscar, ele não poderia deixar de ser um assunto de destaque no blog. Por isso, começa aqui a odisséia dos indicados ao Oscar, que culminará em 1 semana de análise de todas as categorias, após eu ter visto o máximo de filmes concorrentes que puder. Por ora, comentarei as indicações e minhas opiniões sem ter visto quase nenhum filme, baseando-me apenas no que conheço e no que leio. Deixarei meus comentários em itálico para que seja mais fácil localizá-los. Comecemos:

Melhor Documentário
"Burma VJ", de Anders Østergaard and Lise Lense-Møller
"The Cove"
"Food, Inc.", de Robert Kenner and Elise Pearlstein
"The Most Dangerous Man in America: Daniel Ellsberg and the Pentagon Papers", de Judith Ehrlich and Rick Goldsmith
"Which Way Home", de Rebecca Cammisa

Melhor Documentário de Curta-metragem
"China's Unnatural Disaster: The Tears of Sichuan Province", de Jon Alpert e Matthew O'Neill
"The Last Campaign of Governor Booth Gardner", de Daniel Junge e Henry Ansbacher
"The Last Truck: Closing of a GM Plant", de Steven Bognar e Julia Reichert
"Music by Prudence", de Roger Ross Williams e Elinor Burkett
"Rabbit à la Berlin", de Bartek Konopka e Anna Wydr

Melhor curta de animação
"French Roast", de Fabrice O. Joubert
"Granny O'Grimm's Sleeping Beauty", de Nicky Phelan e Darragh O'Connell
"The Lady and the Reaper (La Dama y la Muerte)", de Javier Recio Gracia
"Logorama", de Nicolas Schmerkin
"A Matter of Loaf and Death", de Nick Park

Melhor Curta-metragem de Ficção
"The Door", de Juanita Wilson e James Flynn
"Instead of Abracadabra", de Patrik Eklund e Mathias Fjellström
"Kavi", de Gregg Helvey
"Miracle Fish", de Luke Doolan e Drew Bailey
"The New Tenants", de Joachim Back e Tivi Magnusson

Curta, curta de animação, documentário e documentário curta. Essas são aquelas categorias x, que ninguém sabe, ninguém viu. Com raríssimas exceções como o excelente clássico "A Marcha dos Pinguins" (La Marche de l'Empereur, França, 2005), só quem realmente trabalha com cinema assiste aos candidatos dessas categorias. Por isso, não tenho a menor idéia do que palpitar. Pesquisarei bastante e postarei aqui o que acredito no momento oportuno. Partamos para o bloco "som":

Melhor Edição de Som
Christopher Boyes e Gwendolyn Yates Whittle ("Avatar")
Paul N.J. Ottosson ("Guerra ao Terror")
Wylie Stateman ("Bastardos Inglórios")
Mark Stoeckinger e Alan Rankin ("Star Trek")
Michael Silvers and Tom Myers ("Up - Altas Aventuras")

Melhor Mixagem de Som
Christopher Boyes, Gary Summers, Andy Nelson e Tony Johnson ("Avatar")
Paul N.J. Ottosson e Ray Beckett ("Guerra ao Terror")
Michael Minkler, Tony Lamberti e Mark Ulano ("Bastardos Inglórios")
Anna Behlmer, Andy Nelson e Peter J. Devlin ("Star Trek")
Greg P. Russell, Gary Summers e Geoffrey Patterson ("Transformers: A Vingança dos Derrotados")

Melhor Trilha Sonora Original
James Horner ("Avatar")
Alexandre Desplat ("O Fantástico Sr. Raposo")
Marco Beltrami e Buck Sanders ("Guerra ao Terror")
Hans Zimmer ("Sherlock Holmes")
Michael Giacchino ("Up - Altas Aventuras")

Melhor Canção Original
"Almost There", de "A Princesa e o Sapo" (Música e Letra de Randy Newman)
"Down in New Orleans", de "A Princesa e o Sapo" (Música e Letra de Randy Newman)
"Loin de Paname", de "Paris 36" (Música de Reinhardt Wagner; Letra de Frank Thomas)
"Take It All", de "Nine" (Música e Letra de Maury Yeston)
"The Weary Kind (Theme from Crazy Heart)", de "Coração Louco" (Música e Letra de Ryan Bingham e T-Bone Burnett)

O bloco "som" é bastante interessante este ano. Talvez um dos melhores. Confesso que acho MUITO difícil que Avatar perca em Edição e Mixagem, já que o filme é tecnicamente impecável, mas Guerra ao Terror corre por fora. Tenho minhas dúvidas quanto à Trilha Sonora, porque não achei nada de tão interessante na de Avatar, e acredito (ou ao menos espero) que Sherlock Holmes e Up! podem surpreender nessa categoria. Canção Original é sempre um show à parte. Não consigo achar justo um filme com 2 ou 3 canções indicadas perder na categoria pra um com apenas uma, já que, sendo indicado mais de uma vez, o filme é claramente superior no quesito canção. Mas, no mundo real da votação da academia, ser indicado mais de uma vez na mesma categoria geralmente significa dividir votos, o que dá uma certa desvantagem às duas canções de A Princesa e o Sapo. Mesmo com a vitória de Coração Louco no Globo de Ouro, duvido que Nine perca essa. Agora, ao bloco "visual":
 
Melhores Efeitos Visuais
Joe Letteri, Stephen Rosenbaum, Richard Baneham e Andrew R. Jones ("Avatar")
Dan Kaufman, Peter Muyzers, Robert Habros e Matt Aitken ("Distrito 9")
Roger Guyett, Russell Earl, Paul Kavanagh e Burt Dalton ("Star Trek")

Melhor Maquiagem
Aldo Signoretti e Vittorio Sodano ("Il Divo")
Barney Burman, Mindy Hall e Joel Harlow ("Star Trek")
Jon Henry Gordon e Jenny Shircore ("The Young Victoria")

Melhor Direção de Arte
Rick Carter, Robert Stromberg, Kim Sinclair ("Avatar")
Dave Warren, Anastasia Masaro, Caroline Smith ("O Mundo Imáginário do Dr. Parnassus")
John Myhre, Gordon Sim ("Nine")
Sarah Greenwood, Katie Spencer ("Sherlock Holmes")
Patrice Vermette, Maggie Gray ("The Young Victoria")

Melhor Fotografia
Mauro Fiore ("Avatar")
Bruno Delbonnel ("Harry Potter e o Enigma do Príncipe")
Barry Ackroyd ("Guerra ao Terror")
Robert Richardson ("Bastardos inglórios")
Christian berger ("A Fita Branca")

Melhor Figurino
Janet Patterson ("Bright Star")
Catherine Leterrier ("Coco Antes de Chanel")
Monique Prudhomme ("O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus")
Colleen Atwood ("Nine")
Sandy Powell ("The Young Victoria")

Efeitos visuais é covardia né? Vai dar Avatar com 99,99% dos votos. Não vi nenhuma das 3 maquiagens concorrentes, mas enxergo Il Divo como um forte concorrente, já que esse filme andou causando em diversos festivais e é uma forma de agraciá-lo. Direção de Arte é mais uma categoria técnica que Avatar deve levar, mas Nine pode ser uma ameaça. Ainda não vi a fotografia de Guerra ao Terror, mas acredito ser a única com alguma chance de tirar de Avatar, favorito também nessa categoria. Quanto ao figurino, a academia adora figurinos de época, e "The Young Victoria" sai na frente nesse caso, mas Nine é um nome possível e Coco Antes de Chanel um forte candidato. O próximo bloco é o que eu chamo de bloco dos "importantes", prêmios também supremos, porém restritos para determinada categoria.

Melhor Filme Estrangeiro
"Ajami" (Israel)
"El Secreto de Sus Ojos" (Argentina)
"A Teta Assustada" (Peru)
"O Profeta" (France)
"A Fita Branca" (Alemanha)

Melhor Animação
"Coraline e o Mundo Secreto"
"O Fantástico Sr. Raposo"
"A Princesa e o Sapo"
"The Secret of Kells"
"Up - Altas Aventuras"

Analisando o que está escrito aí em cima, Israel é sempre um bom prêmio político para esta categoria, mas o alemão A Fita Branca parece ser o grande favorito. O que me espantaria seria a vitória de um filme chamado "A Teta Assustada"... huahuahuahuahua. Não desmerecendo o filme, mas com esse nome e sem saber do que se trata, é difícil levar a sério né? Entre as animações, Up! reina supremo e, se alguém tirar esse prêmio dele, vai ser uma baita injustiça. Levando em conta que a animação está com 5 indicações, entre elas Melhor Filme, acredito que a academia está em sintonia com o que eu penso. Em seguida, o bloco "cerebral", que, como ficou claro, premia os cérebros por trás do que assistimos.

Melhor edição
Stephen Rivkin, John Refoua e James Cameron ("Avatar")
Julian Clarke ("Distrito 9")
Bob Murawski e Chris Innis ("Guerra ao Terror")
Sally Menke ("Bastardos Inglórios")
Joe Klotz ("Preciosa")

Melhor Roteiro Original
Quentin Tarantino ("Bastardos Inglórios")
Mark Boal ("Guerra ao Terror")
Joel e Ethan Coen ("Um Homem Sério")
Alessandro Camon e Oren Moveman (''O Mensageiro")
Bob Peterson e Pete Docter ("Up - Altas Aventuras")

Melhor Roteiro Adaptado
Jason Reitman e Sheldon Turner ("Amor Sem Escalas")
Neill Blomkamp ("Distrito 9")
Nick Hornby ("Educação")
Geoffrey Fletcher ("Preciosa")
Jesse Armstrong, Samon Blackwell, Armando Iannucci e Tony Roche ("In the Loop")

Melhor Diretor
Kathryn Bigelow ("Guerra ao Terror")
James Cameron ("Avatar")
Jason Reitman ("Amor Sem Escalas")
Quentin Tarantino ("Bastardos Inglórios")
Lee Daniels ("Preciosa")

Não tenho um palpite em relaçao à edição, apenas sei que torcerei contra Avatar, por achar que o filme poderia, sim, ter sido mais condensado. Sua primeira metade é bastante cansativa. Roteiro Original, pra mim, só não é mais importante que Melhor Filme, e este ano acredito que seja do Bastardos Inglórios, que, nesta categoria, reina supremo. Mesmo que não reinasse, com 8 indicações, Tarantino não vai sair de mãos abanando, e a categoria de diretor já está merecidamente reservada para o James Cameron (correndo o risco de dar zebra e Cameron perder para a ex-mulher, Kathryn Bigelow, mas duvido muito que isso aconteça). Por fim, o Roteiro Adaptado deve ficar com Preciosa, mas isso é um palpite meu apenas. Amor sem Escalas pode levar o prêmio para não sair de mãos abanando. Segue o bloco mais divertido e interessante, o dos atores, o coração de qualquer filme:

Melhor Ator Coadjuvante
Christoph Waltz ("Bastardos Inglórios")
Woody Harrelson ("O Mensageiro")
Matt Damon ("Invictus")
Stanley Tucci ("Um Olhar do Paraíso")
Christopher Plummer ("The Last Station")

Melhor Atriz Coadjuvante
Mo’Nique ("Preciosa")
Anna Kendrick ("Amor Sem Escalas")
Vera Farmiga ("Amor Sem Escalas")
Maggie Gyllenhaal ("Coração Louco")
Penelope Cruz ("Nine")

Melhor Ator
Jeff Bridges ("Coração Louco")
Morgan Freeman ("Invictus")
Jeremy Renner ("Guerra ao Terror")
George Clooney ("Amor Sem Escalas")
Colin Firth ("O Direito de Amar")

Melhor Atriz
Sandra Bullock ("Um Sonho Possível")
Meryl Streep ("Julie & Julia")
Carey Mulligan ("Educação")
Helen Mirren ("The Last Station")
Gaboury Sidibe ("Preciosa")

Rumores dizem que os prêmios para coadjuvantes já têm dono: Christopher Plummer ("The Last Station") e Mo'Nique (Preciosa). Em relação a Plummer, só declaro que o outro Christoph, o Waltz, levou o Globo de Ouro por Bastardos Inglórios e não tem por que não levar de novo aqui. Quanto à Mo'Nique, eu até concordo, mas vale ressaltar que ela foi bastante ajudada pela dupla indicação de Amor Sem Escalas, com Anna Kendrick e a excelente Vera Farmiga. Ainda não digeri a última vitória da Penelope Cruz, em Vicky Cristina Barcelona, de 2008, sobre a infinitamente superior performance da Amy Adams em Dúvida ("Doubt", 2009) então prefiro não falar nada a respeito da indicação dela em Nine. Maggie Gylenhaal pode ficar feliz com a indicação.
Já nos principais, Jeff Bridges e seu Coração Louco é o favorito ao prêmio. Mas fiquemos de olho em Colin Firth, que, apesar do trabalho extremamente elogiado, pode ser desfavorecido pela indicação única de seu filme, O Direito de Amar. No mesmo caso está Meryl Streep com sua mais que perfeita interpretação de Julia Child. Única representante de Julie & Julia em qualquer categoria, deve amargar mais uma derrota pra "não mais que correta" Sandra Bullock, estreando no Oscar este ano. É uma pena, depois de Dúvida e O Diabo Veste Prada ("The Devil Wears Prada", 2006) já enjoei de ver Streep perder com performances impecáveis, e realmente gostaria que este ano fosse diferente. Morgan Freeman e Jeremy Renner, ao que me consta, são indicações merecidas. Não se pode dizer o mesmo do fraco, mas, incrivelmente, já premiado, George Clooney. Carey Mulligan e Gaboury Sidibe devem se dar as mãos e comemorar, com certeza terão suas carreiras alçadas pelas indicações. Já Hellen Mirren, queridíssima pela academia, é um nome possível, porém improvável, ao prêmio este ano.
Vamos, enfim, ao Melhor Filme de 2009:

Melhor Filme
''Avatar''
"Um Sonho Possível'
"Distrito 9"
"Educação"
"Guerra ao Terror"
"Bastardos Inglórios"
"Preciosa"
"Um Homem Sério"
"Amor sem Escalas"
"Up - Altas Aventuras''

Preciso ressaltar que detestei a indicação de 10 filmes na categoria. Parece até que os 5 a mais entraram por sistema de cotas! Enfim, a indicação pra diretor é o que realmente vai legitimar os concorrentes importantes nesta categoria, ou seja: Amor sem Escalas, Avatar, Bastardos Inglórios, Guerra ao Terror e Preciosa. Minha opinião sincera: Avatar definitivamente não merece esse prêmio. Não que não seja um ótimo filme, mas em muitos momentos é praticamente uma animação! É necessário mais profundidade e bem mais atuação para merecer o prêmio de Melhor Filme. Nesse ponto, Guerra ao Terror e Bastardos Inglórios deixam bem menos a desejar. Um Sonho Possível teve uma repercussão tão grande nos EUA que acaba correndo por fora nessa categoria, e não será uma surpresa tão grande se levar. Infelizmente, apesar de tudo isso, ainda aposto em Avatar como o grande vencedor dessa premiação.

2 comentários:

  1. Luiz, muito legal acompanhar seu caminho da roça! A divisão em blocos ficou super adequada, e as apostas também parecem coerentes. Para mim o tal "outro Christopher" leva o Oscar, pela atuação divertidamente profunda em Bastardos Inglórios. A Segunda Guerra by Tarantino tb ganha no Roteiro (podia ser lembrado em Diretor e Filme, embora isso não seja possível). Up! é merecidamente o óbvio ululante. Só acho que Avatar não ganha... imaginando a cabeça dos membros da Academia, seria uma defesa da arte em relação à tecnologia. Caso eu esteja errado, será um prêmio à la Nobel Obama: mais pelo que virá do que pelo que é.

    ResponderExcluir
  2. Fala Felipe!
    Muito obrigado pelo comentário!!!

    Concordo com o q vc disse, mas o fato de Avatar ter entrado pra história como maior bilheteria já arrecadada vai pesar demais na escolha da academia. De qualquer forma, espero q vc esteja certo.

    Minha primeira errata: a lista que encontrei reproduziu erroneamente o nome do Christoph Waltz (indicado a coadjuvante por Bastardos Inglórios), e eu mantive o erro, mas vendo o filme pude identificá-lo. Corrigindo em tempo: não é Christopher, é Christoph. Christopher só o Plummer ("The Last Station") mesmo. Já está devidamente corrigido na postagem. Sorry!

    ResponderExcluir